O tratamento de águas residuais é algo em que não pensamos muito. Usamos chuveiros, vasos sanitários e pias várias vezes ao dia, mas raramente se pensa para onde vai a água depois de usada e o que é feito com a água. Aqui está uma olhada nas estações de tratamento de águas residuais e como elas estão ajudando a manter nosso planeta saudável, ao mesmo tempo em que atendem a algumas necessidades básicas.

Para onde vai
Quando a água é usada, Tratamento de efluentes ela escoa pelo vaso sanitário ou pelo ralo da banheira ou pia e corre por muitos ralos e canos até chegar aos esgotos. Esses sistemas são responsáveis por transportar as águas residuais para fora de nossas casas e entregá-las às estações de tratamento de águas residuais.

O que é isso?
A água é geralmente separada em duas categorias. O primeiro tipo de água, conhecido como água negra, é a água dos banheiros que contém matéria fecal ou urina. A matéria nesta água deve ser decomposta. O segundo tipo de água, conhecida como água cinza, vem de processos de lavagem que requerem água, como chuveiro, pia e máquina de lavar. Após o tratamento, a água cinza às vezes pode ser reutilizada para descarga de vasos sanitários ou rega de plantas.

O que acontece com isso?
As águas residuais geralmente passam por três processos em uma estação de tratamento. o primeiro é chamado de tratamento primário. Durante esse tempo, as águas residuais são mantidas em uma bacia quiescente e podem ser separadas. Os sólidos deslizam gradualmente para o fundo, enquanto os óleos e graxas flutuam para o topo. Esses elementos separados são então removidos e a água é movida para o segundo processo.

No próximo processo, conhecido como tratamento secundário, a matéria biológica que se dissolveu ou está em suspensão na água é removida. Isso geralmente é feito usando microrganismos transmitidos pela água que são mantidos em um habitat controlado. Às vezes, um processo de separação é novamente necessário para remover esses microrganismos antes do terceiro e último processo.

No último processo, conhecido como tratamento terciário, a água é preparada para reentrar nos sistemas hídricos da Terra. Isso pode ser feito desinfetando a água quimicamente ou fisicamente. Após esta etapa, a água é normalmente descarregada para um ribeiro ou rio, mas pode ser utilizada para outros fins, como a rega de um campo de golfe ou de terrenos agrícolas. Em alguns casos, a água suficientemente limpa pode ser reintroduzida para a recarga das águas subterrâneas.

É claro que existem muitas, muitas etapas envolvidas em cada etapa de tratamento para tratar adequadamente a água para reintrodução no sistema. As estações de tratamento de águas residuais são uma parte essencial de nossos sistemas de água e, sem elas, estaríamos diante de uma possível contaminação da água que poderia ser prejudicial ou até mesmo fatal para centenas de milhares, senão milhões de pessoas. As estações de tratamento de águas residuais ajudam-nos a ajudar a terra!